Vice-presidente de desenvolvimento de negócios para a América do Norte da VTEX, empresa provedora de plataforma SaaS baseada na nuvem, Alexandre Soncini diz que com o avanço das tecnologias e a mudança de comportamento do consumidor, as plataformas mais antigas já não são suficientes.

“Muitas das plataformas atuais possuem lojas online ultrapassadas que não são passíveis de atualização. Essas plataformas carecem de recursos para atender as demandas atuais dos clientes, além de ter um alto custo total de propriedade”

Conta o executivo.

De acordo com Soncini, varejistas experientes e fabricantes de marcas que estão no varejo, e que querem acompanhar as demandas dos clientes estão à procura de soluções de plataforma mais robustas e flexíveis. E mais importante, buscam plataformas que comprovem um sólido retorno sobre o investimento em períodos mais curtos de tempo. Isso é o que o Gabriel Cabrera fez quando ele embarcou em um grande projeto de replatforming.

Como diretor regional da Sony de negócios online na América Latina, Cabrera percebeu que estava difícil de manter a plataforma existente na empresa e que partes dela estavam ultrapassadas no que diz respeito às necessidades dos consumidores. A Sony América Latina queria oferecer aos clientes da região uma maneira simples, segura e eficiente de adquirir produtos Sony em seu site a partir de qualquer dispositivo de acesso. Além disso, a empresa pretendia expandir para outros mercados.

A Sony buscava por uma abordagem mais eficiente para sua plataforma de e-commerce, considerando soluções baseadas na nuvem que permitissem a expansão regional, fossem fáceis de integrar, escalável e de baixo custo. Eles precisavam de tecnologia que utilizasse design responsivo, para que um único site fosse adaptado automaticamente para a tela que o consumidor estivesse utilizando, fosse um computador, smartphone ou tablet.

"Queríamos encontrar mais eficiência do nosso investimento e através de nossa expansão para outros mercados",

Explica Cabrera, que diz ter encontrado isso na plataforma VTEX. Cabrera acrescenta que a empresa foi capaz de alcançar a sua primeira implementação em tempo recorde.

"Em quatro meses já tínhamos um e-commerce pronto. Depois de lançar este site, nós tivemos lançamentos a cada duas a três semanas para o resto dos países"

Conclui.

#Primeiros resultados do replatforming do e-commerce

Seis meses pós o lançamento da plataforma VTEX, a Sony América Latina viu sua taxa de conversão aumentar. De acordo com Soncini, isso ocorreu porque a VTEX possui um modelo de negócio que permite que as marcas e varejistas foquem em seus negócios, além de fornecer uma plataforma atualizada que evolui no mesmo ritmo das expectativas dos consumidores. “Com um custo recorrente mais baixo, nós oferecemos uma solução atualizada que proporciona um diferencial competitivo para nossos clientes com atualizações em uma base diária”, explica Soncini.

Na verdade, a VTEX proporciona uma média de 645 atualizações por mês; seus clientes experienciam, em média, um aumento de 54% na taxa de conversão; e seu time-to-market é de cerca de 103 dias. A empresa provê serviços para mais de 700 varejistas – incluindo grandes marcas como Whirlpool, Calvin Klein e Disney – e suporta 1500 lojas online em 15 países, utilizando uma plataforma baseada em nuvem multitenant.

“Independente do tipo de plataforma que você quer para sua estratégia de replatforming, é muito importante anailizar a longo termo se essa solução estará preparada para te impulsionar ao invés de retê-lo”, “Nossa solução end-to-end inclui todas as capacidades que permite nossos clientes aumentar a taxa de conversão, satisfação do consumidor e, no final do dia, sua rentabilidade”.

Explica Soncini