O principal objetivo que se buscar ao migrar de plataforma de e-commerce é aumentar a lucratividade do canal online.

A redução de custos deve sim ser levada em consideração mas o principal questionamento é: será que com um custo maior com a plataforma, eu consigo obter um canal mais rentável?

A resposta é sim! Simplesmente porque as funcionalidades e a velocidade de uma nova plataforma pode impactar mais do que o custo, gerando incremento de vendas superior aos novos custos.

Se você quer conhecer mais, veja esse artigo que explica sobre o custo agregado. Sendo assim, vamos enumerar os principais fatores que devem ser considerados ao migrar para plataforma VTEX. Veja que, todos eles impactam de alguma forma nas suas vendas.

Portanto, não se iluda ao adquirir a plataforma mais barata, opte sempre por aquela que possui maior capacidade em aumentar suas vendas com melhor custo benefício.

#1. Mobile & Omnichannel

O cliente está cada vez mais diluído pelos diferentes canais de comunicação e vendas. Uma plataforma omnichannel significa que é possível gerenciar diversos pontos de contato com o cliente simultaneamente: dispositivos móveis, redes sociais, web, totem, revendedores, televendas, venda assistida, entre outros. Tudo de forma centralizada e com uma comunicação unificada.

A VTEX inclusive é a primeira empresa da América Latina a possuir o produto In-Store que contempla diversas funcionalidades para as lojas físicas:

a) checkout mobile integrado ao PDV;

b) retirada em loja;

c) ferramenta omnipreço para controle centralizado;

d) totem de auto atendimento do cliente;

e) compartilhamento do estoque da loja física;

#2.One Click Buy

A plataforma VTEX é um das únicas plataformas do mundo a possuir a certificação PCI nativamente. Portanto, todas nossas lojas podem armazenar os dados de cartão de crédito para que a recompra seja facilitada.

Essa funcionalidade pode aumentar em até 21% as vendas da loja virtual.

#3. SmartCheckout®

Este inovador checkout patenteado pela VTEX, torna a primeira compra de um novo cliente mais fácil, rápida e intuitiva, já que:

a) todo o processo de compras ocorre em apenas uma página

b) sem necessidade de login e senha

O mais surpeendente é que na segunda compra o cliente somente digitará o seu email para que todas as informações sejam preenchidas automaticamente, tornando a recompra um processo simples e desburocratizado.

Clique aqui e veja esse vídeo detalhando mais o funcionamento do sistema.

#4. O verdadeiro Cloud Software

A VTEX é uma das únicas plataformas do mundo a oferecer o verdadeiro modelo Cloud Software com código único para todos os clientes. Há mais de 16 anos, a VTEX pratica esse modelo e os benefícos são muitos.

São mais de 600 atualizações por mês disponibilizadas para todos os clientes de forma gratuita, sem necessidade de pagamento adicional para o desenvolvimento, instalação ou migração de versão.

Tudo acontece diariamente, sem impactar suas vendas ou tirar a loja do ar.

#5. VTEX Scalable Cloud Infrastructure

Considerado um dos principais clientes da Amazon AWS, a VTEX possui uma tecnologia reconhecida mundialmente pela escalabilidade e velocidade.

Isso fica comprovado pelo rendimento da plataforma em todos os Black Fridays, onde não houve interrupção de vendas nem diminuição da velocidade, sendo que a plataforma suportou mais de 120 mil visitantes únicos simultâneos nos momentos de picos e totalizando 63 milhões de visitantes únicos com mais de 90 pedidos capturados por segundo! Ufa, é muita velocidade!

#6. CMS integrado

A VTEX possui um sistema exclusivo de gestão de layout, o Content Management System.

Esqueça a pouca flexibilidade de algumas plataformas que deixam você alterar somente cor ou um conteúdo específico já pré definido de uma página.

Na VTEX você pode criar, alterar, testar sem nenhuma restrição. Você poderá por exemplo criar novas lojas virtuais, hot sites especiais e novos templates sem depender nada da VTEX.

Você e sua agência digital terão liberdade para criar, desenvolver e customizar o sistema como desejarem.

Uma outra funcionalidade bastante usada é a criação de teste A/B. Com essa funcionalidade, você poderá criar por exemplo 2 páginas diferentes de produto e deixar o sistema definir qual é a página que gera maior vendas e conversão para a sua loja. Essa é uma excelente estratégia para aumentar suas vendas.

#7. Integração com Marketplaces

Para aumentar sua capacidade de geração de vendas, sua loja pode ser integrada de forma simples aos principais marketplaces, já que eles concentram grandes catálogos de produtos e podem potencializar o tráfego.

Através do VTEX Channel, que funciona como um middleware, a loja virtual, dentro do próprio admin da VTEX, consegue fazer a seleção dos produtos que deseja vender no marketplace, replicar os descontos praticados na loja, gerenciar campanhas e configurar a logística específica para este canal.

Por esta ferramenta de gestão criada pela VTEX é possível então administrar os pedidos de forma centralizada sem conflito de estoque e preço entre os canais.

#8. VTEX Network

Já pensou em você transformar a sua loja em um marketplace? Já pensou em se integrar com mais de 1500 clientes e vender através deles os seus produtos? Com o VTEX Network isso é possível. Você poderá ser seller de todos os clientes VTEX e também poderá ser marketplace, compondo o sortimento da sua loja, com os produtos dos demais clientes. É muito mais vendas para a sua loja.

#9. Ecossistema VTEX

Nada melhor do que contar com serviços especializados para aumentar as vendas da sua loja, não é mesmo? A VTEX possui um rico ecossistema com mais de 200 parceiros que prestam diversos serviços. Sua empresa poderá conhece-los e contratá-los diretamente pela VTEX Store, uma plataforma marketplace contendo centenas de produtos e serviços de todos os parceiros.

#10. Melhor custo benefício

Você sabia que os custos de plataforma podem chegar a 9% do seu faturamento?

Sim, você precisa considerar os custos de hosting, infraestrutura, cache, desenvolvedores, equipe de manutenção e, além de outros custos, a depreciação do software.

Essa pesquisa foi feita pela Forrester aqui no Brasil, uma das maiores empresas de pesquisa do mundo.

resultados esperados após migração de plataforma

Análises auditadas pelo Google revelaram que, em média, empresas que migraram sua plataforma para a VTEX passaram a registrar aumento de 30% no tráfego orgânico, 54% na conversão, 25% na taxa de aprovação e 4% no ticket médio. Indicadores que se refletem no aumento de vendas, diretamente no resultado, o que culmina em aumento na margem de contribuição. Tais números são fruto de experiência da VTEX. Com operações em 16 países, mais de 1.500 renomadas empresas elegeram a VTEX como sua solução, incluindo Whirlpool, Sony, Electrolux, C&A, Cencosud, Alpagartas, O Boticário, Avon, Disney, Staples, Nokia, TIM, Havan, Muffato, Telha Norte, Polishop, Fravega, Totto, Personal, Lego e outras.

Se você ficou surpreso com esses diferenciais e quer falar com um dos nossos especialistas, clique aqui e fale conosco!